Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de março de 2010

Desenvolvimento de Metodologias de trabalho para P.D.

Sobre o meu percurso escolar, frequentei até ao 4º ano uma Escola privada e de cariz religioso onde para além de uma forte carga do número de disciplinas (p.ex. tinha a aprendizagem de duas línguas estrangeiras, Inglês e Alemão) e actividades escolares durante todo o dia, havia também a necessidade de respeitar muitas regras impostas por este colégio (obrigatório o uso de farda). Passei para uma Escola pública do 5º ao 6º ano, tendo novamente mudado de escola por falta de condições da anterior para outra onde frequentei até ao 9º ano. Como optei pelo 12º ano tecnológico de Informática, e devido á ausência deste curso nesta Escola, vi-me novamente obrigado a mudar de Escola, onde frequentei até á conclusão do 11º ano. Optei pela conclusão do 12º ano em ensino nocturno, visto ter optado por trabalhar durante o dia e não almejar a continuação imediata escolar na via universitária, tentado conquistar assim um lugar imediato no mercado de trabalho. Vejo-me agora, depois de alcançar a estabilidade financeira e emocional, com a necessidade de continuar a minha aprendizagem no ensino superior, escolhendo um curso que me irá fazer crescer a vários níveis.


O processo de aprendizagem:
Na minha opinião, a aprendizagem é acima de tudo um processo que obedece a um estado de compreensão sobre a matéria que nos está a ser dirigida e a forma como a pretendemos assimilar.

Organizo o meu estudo:
Primeiramente tive de elaborar um horário onde pudesse conciliar todos os meus interesses pessoais, profissionais e escolares.
Leio as bibliografias propostas e escrevo o que para mim significa o que acabei de ler. Opto então por realizar as actividades propostas de acordo com o que escrevi e li, confrontando depois com as respostas fornecidas pelo docente e de acordo com que se efectivamente pretendia nas mesmas.

Processo de avaliação das aprendizagens:
Penso que através das fichas formativas propostas pelos docentes, podemos fazer uma avaliação da nossa aprendizagem, observando as nossas respostas e se de facto correspondem ao esperado.

Papel do aluno e papel do Professor:
O papel do aluno é disponibilizar-se para a aprendizagem, aplicar-se na tentativa de obtenção desta mesma aprendizagem, emitindo e efectuando reflexões próprias sobre a matéria proposta.
O professor, deverá orientar os alunos para a conquista do objectivo proposto pela disciplina, fornecendo a informação e fontes necessárias, dando linhas de orientação aos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário