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sábado, 27 de março de 2010

E-Folio A - Parte II

B. Actividades
1) Na minha opinião podemos atribuir a estes diferentes ritmos de desenvolvimento de cada um, o que cada um deles tem individualmente padronizado em si, com um desenvolvimento que já pressupõe uma estrutura e que é diferente entre todos eles.
2) Os estudos de Goddard levam-nos para uma abordagem interaccionista, ou seja, mostra-nos como a hereditariedade e maturação e os factores de aprendizagem e meio influem no desenvolvimento humano. O caso que teve com a “mulher de bem” resultou em descendentes também de bem e conceituados, contrariamente ao caso com a “empregada de bar” que resultou em descendentes menos inteligentes e com tendências violentas e negativas.
3) Na minha opinião, Watson, leva-nos para o facto de aquando do nascimento de uma criança, ela já possuir na sua genética uma pré-disposição a uma interacção com as situações do dia-a-dia que vai vivendo, logo, dispondo-a a uma adaptação e levando o indivíduo a construir o seu próprio conhecimento e realidade visto que o seu desenvolvimento intelectual assenta em mecanismos presentes como a assimilação (o individuo incorpora novos dados quando confrontado com uma situação nova), acomodação (irá haver um reajustamento dos esquemas mentais em relação ao meio fazendo com que o nosso organismo se adeqúe ás exigências exteriores, ao meio) e equilibração (processo cognitivo de modo a encontrar um equilíbrio entre a acomodação e a assimilação). É importante referir que o autor Jean Piaget defende que existe um desenvolvimento cognitivo até á adolescência salientando que as grandes aquisições mentais acontecem nessa altura e na infância.
4) Esta questão leva-nos para o confronto Nature vs Nurture, ou seja, os defensores da hereditariedade (Nature), iriam indicar que os progressos desta criança se iriam dever ao seu código genético recebido e onde o seu desenvolvimento aconteceu naturalmente por um processo fisiológico após o seu nascimento, a maturação, concluindo assim que o seu desenvolvimento estava de certa forma previsto pelo dito código genético recebido, contrariamente aos defensores do meio ambiente (Nurture) que iriam defender que foi através da convivência com o meio que esta criança se desenvolveu, visto que para os defensores da teoria behaviorista, esta perspectiva que a criança nasce sem ideias nem concepções inatas e é o ambiente que vai ser responsável pelo registo dos comportamentos, pensamentos e sensações, logo a educação que teve com a equipa do Dr. Itard foi completamente diferente da inicial dada pelos lobos e pelo meio ambiente em si, daí a sua dificuldade.
5) Na minha opinião será nurture, visto que mesmo que hereditariamente tenhamos um código genético que nos permita um tipo de aprendizagem, será no meio ambiente em que estamos inseridos que se irá decidir que tipo de aprendizagem iremos ter indo em contra à nossa hereditariedade.
6) Concordo com “O sucesso ou insucesso […] tendência para a delinquência.”; Concordo com “A motivação e o impulso […] 99% de transpiração.”; Discordo com “John Locke, filósofo […] do desenvolvimento.”; Discordo Muito com “ É importante consultar […] decisões importantes.”; Discordo com “Se quiser ter sucesso […] à sua obtenção.”; Concordo com “O comportamento […] interagir com o tempo.”

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