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sábado, 27 de março de 2010

E-Folio A - Parte I

A. Desenvolvimento Humano
Várias áreas da Psicologia têm-se dedicado ao estudo do desenvolvimento humano, referenciando-se como algo evolutivo ao longo da vida, provocando mudanças na estrutura, no pensamento e/ou no comportamento de um individuo, desde o momento da sua concepção, como resultado de uma interacção com factores biológicos, psicológicos, sócios, culturais e contextuais.
Ao longo do tempo vamos atingindo diferentes estádios, vivenciando-os e avançando para o seguinte e encarando-o de acordo com o estádio passado.
Para a Psicologia, a ideia de estádio é muito importante pois é através dos vários estádios de desenvolvimento que é conceptualizada a evolução humana, sendo que vários autores têm mesmo incluído este conceito, com denominações diferentes, na concepção das suas teorias.
O estudo do desenvolvimento humano tem-se debatido com a questão, sobre em qual dos factores - meio ambiente (Nature) e hereditariedade (Nurture) - existe uma maior incidência neste processo. A abordagem Maturacionista leva-nos para a ideia de que as características do ser humano dependem sempre do código genético que receberam onde a hereditariedade irá actuar depois do nascimento, e sendo assim, todo o meio envolvente bem como a experiência não têm qualquer significado. Contra este conceito, surge a teoria behaviorista que remete para os factores contextuais a importância do desenvolvimento humano. Sobre uma forma mais abrangente, a abordagem interaccional irá valorizar os factores hereditários, maturativos e os factores contextuais e de aprendizagem.

Como teorias mais relevantes para o desenvolvimento humano, existem as psicanalíticas (através de impulsos e motivações a partir do nosso interior é interpretado o desenvolvimento humano, de acordo com os estádios), behaviorista (é o ambiente onde o indivíduo está envolvido que vai ser responsável pelos seus comportamentos, pensamentos e atitudes visto que ele nasce sem qualquer tipo de ideias), cognitivista (quando nasce, o indivíduo possui um código genético que vai interagir com as situações com que se depara no dia a dia, reflectindo assim um processo dinâmico entre o seu interior e o meio em que está envolvido, uma adaptação) e humanista (surge indo em contra o Behaviorismo e contra a teoria freudiana, defende uma hierarquia de necessidades de auto-actualização, sendo representada por uma pirâmide, onde na base estão as necessidades fundamentais e no topo as mais elevadas.

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